Buffon na "de fora"


Escrevi certa vez numa coluna de jornal que desde 2011 a Fifa insiste em indicar Cristiano Ronaldo, Messi e mais um ao seu prêmio de melhor do mundo. Não importa o que os outros jogadores façam, o quão decisivos sejam, apenas um ganha vaga para ver de camarote o português ou o argentino ser premiado, pois o "+1" nunca leva o prêmio. Em 2013, por exemplo, o eleito foi Ribéry, já que o Bayern, em temporada espetacular, conquistou a Champions, além do Alemão e da Copa da Alemanha. Na coluna, eu dizia que francês é excelente jogador e tinha feito uma temporada e tanto, mas que quem havia comandado o time bávaro em todas essas conquistas fora Schweinsteiger. No entanto, sendo meio-campista e, em 2013, tendo atuado mais defensivamente, não havia a possibilidade de o alemão ser indicado - normalmente, o terceiro colocado na lista da Fifa é um jogador ofensivo, preferencialmente atacante.

Este ano, me arrisco a dizer que quem completará a relação de indicados é Buffon. É bem verdade que o italiano não teve em 2016/2017 uma temporada acima das anteriores - há muitos anos ele é um dos melhores goleiros do mundo. Entretanto, está na final da Champions e, mesmo que haja na Juventus mais de um jogador que vem fazendo a diferença (Daniel Alves, Dybala, Higuaín e Chiellini, principalmente), Buffon é o capitão, o líder e a referência da Velha Senhora, já bateu na trave da Champions em 2015 e está muito perto da aposentadoria, o que, mais uma vez me arrisco a dizer, conta (muitos) pontos a seu favor na eleição final - qual instituição não gosta de fazer uma homenagem?

Por enquanto, Cristiano Ronaldo ainda pinta como favorito. Mesmo que não tenha feito em 2016/2017 uma temporada à altura da anterior, quando ganhou Champions e Eurocopa, o português desencantou na fase final da Liga dos Campeões, destruindo Bayern e Atlético. Isso o coloca à frente de Messi na disputa, já que o Barcelona, apesar de ainda na briga pelo Espanhol, parece que terminará a temporada apenas com a Copa do Rei. Não que o argentino tenha tido um ano ruim, mas quando o Pulga "vira ET" em apenas alguns jogos, parece que Messi é apenas um excelente jogador, e não fora do normal.

Não que a minha opinião faça diferença para a Fifa, mas, em coerência com o post anterior, eu daria o prêmio - ou ao menos a vaga na lista dos três melhores - a Toni Kroos. Mesmo que Cristiano Ronaldo tenha feito 8 dos últimos 10 gols do Real Madrid na Champions, mostrando um poder de decisão que só os craques têm, Kroos é o grande responsável pela regularidade em alto nível do time merengue, regendo a equipe que vem jogando o melhor futebol da atualidade. É uma pena que o meio-campista deverá ser visto na festa da Fifa apenas no time de 11 melhores.

Mesmo que Buffon não tenha sido o melhor jogador da temporada, seria uma bela homenagem se o goleiro levasse o prêmio da Fifa para casa.

Crédito: juventus.com

You Might Also Like:
  • White Facebook Icon
    • White Twitter Icon
    Rio 2016
    Santiago Bernabéu
    Santiago Bernabéu
    Estádio Olímpico de Berlim
    Parken Stadium
    Estádio Olímpico de Berlim
    Estádio Olímpico
    Estádio Aquático
    Maracanã
    Grand Stade de Marrakech
    Centro Olímpico de Tênis
    Arena Olímpica do Rio
    Velódromo Olímpico
    Arena Carioca 1
    Allianz Arena
    Estádio Azteca
    Allianz Arena
    Staples Center
    Grand Stade de Marrakech
    Couto Pereira
    Mercedes Benz Arena
    Max-Schmeling-Halle
    Mercedes Benz Arena
    Ciudad Real Madrid, Valdebebas
    Estádio Olímpico de Amsterdã
    José Alvalade
    Amsterdam ArenA
    Camp Nou, orelhuda
    San Mamés
    Ramón Sánchez Pizjuan
    Caja Mágica
    Santiago Bernabéu
    José Alvalade
    Monumental de Núñez
    Estádio do Dragão
    Estádio da Luz
    Benito Villamarín
    Camp Nou
    Arena Fonte Nova
    Estádio Olímpico de Berlim
    Stadion An der Alten Försterei
    Estádio Olímpico de Berlim
    Sobre a autora

    Apaixonada por futebol desde 1981.

    Entusiasta de quase todos os outros esportes.

    Turista de estádios.

    Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

     

    Procura por Tags

    © 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com