Guarde este nome: Jordi Mboula


Cristiano Ronaldo triste na Espanha. Lewandowski insatisfeito no Bayern. Mbapée na mira do Real. Barcelona de olho em Philippe Coutinho, Verratti e Dembélé. Alexis Sánchez e Özil à caça de um time que dispute a Champions. Aubameyang não vai mais para o Paris Saint-Germain. No meio de tantas notícias e boatos aquecendo o mercado de transferências europeu, uma contratação passou quase despercebida - pelo menos aqui no Brasil. A de Jordi Mboula pelo Monaco.

Eu já disse aqui que para os times de menor destaque na Europa a solução em um mercado cada vez mais polarizado e inflacionado é apostar na base: na formação de jogadores e na contratação de talentos ainda jovens. E o Monaco é um dos clubes que melhor faz isso. Não à toa chegou à semifinal da Champions, jogando um futebol belíssimo, com um elenco recheado de nomes jovens, praticamente desconhecidos e com muito talento. Pois se os gigantes europeus pretendem desmontar o plantel do campeão francês, o Monaco já está se renovando. E muito bem.

Ala espanhol de 18 anos, Mboula chega ao Principado por apenas 3 milhões de euros como provável substituto de Bernardo Silva, que foi para o Manchester City por 48 milhões de euros, numa transação que pode significar ainda que a saída de Mbapée pode mesmo se concretizar, mesmo que o recém-contratado não jogue na mesma posição do francês. Mboula atua pelo lado direito, mas é polivalente e pode se encaixar bem num time onde o técnico Leonardo Jardim não tem objeções quanto a tirar os jogadores se suas posições originárias. Além disso, o ala é conhecido na Espanha pela velocidade, característica marcante também na equipe semifinalista da Champions.

O mais espantoso, porém, é que Mboula não está deixando o time B do Osasuna ou da Real Sociedad para se juntar ao Monaco, mas o segundo plantel do Barcelona, tão conhecido por aproveitar as joias de La Masía no time principal - não faz nem uma semana que eu alfinetei neste mesmo blog não só a política do Barça de compra de jogadores, como também a de manutenção do elenco blaugrana. Destaque da seleção sub-19 da Espanha, Mboula brilhou na última UEFA Youth League, espécie de Liga dos Campeões de categorias de base promovida pela confederação europeia, da qual foi vice-artilheiro, com oito gols. Mas o que chamou mesmo a atenção no ala espanhol foi o golaço marcado nas oitavas de final contra o Borussia Dortmund (vídeo abaixo).

É claro que Mboula pode não se adaptar ao Monaco, à França ou mesmo à pressão do futebol profissional, mas, pelo valor pago por ele, o risco de a contratação ser um fiasco é mínimo, enquanto que os ganhos - financeiros e futebolísticos - caso a aposta dê certo seriam enormes. O Monaco segue sendo um exemplo de gestão de elenco mesmo sem o poder aquisitivo de seus rivais europeus. E mostra que vai também continuar ameaçando os gigantes do continente mesmo que estes tentem desmantelar seu time.

Crédito: DR/asmonaco.com

You Might Also Like:
  • White Facebook Icon
    • White Twitter Icon
    Rio 2016
    Santiago Bernabéu
    Santiago Bernabéu
    Estádio Olímpico de Berlim
    Parken Stadium
    Estádio Olímpico de Berlim
    Estádio Olímpico
    Estádio Aquático
    Maracanã
    Grand Stade de Marrakech
    Centro Olímpico de Tênis
    Arena Olímpica do Rio
    Velódromo Olímpico
    Arena Carioca 1
    Allianz Arena
    Estádio Azteca
    Allianz Arena
    Staples Center
    Grand Stade de Marrakech
    Couto Pereira
    Mercedes Benz Arena
    Max-Schmeling-Halle
    Mercedes Benz Arena
    Ciudad Real Madrid, Valdebebas
    Estádio Olímpico de Amsterdã
    José Alvalade
    Amsterdam ArenA
    Camp Nou, orelhuda
    San Mamés
    Ramón Sánchez Pizjuan
    Caja Mágica
    Santiago Bernabéu
    José Alvalade
    Monumental de Núñez
    Estádio do Dragão
    Estádio da Luz
    Benito Villamarín
    Camp Nou
    Arena Fonte Nova
    Estádio Olímpico de Berlim
    Stadion An der Alten Försterei
    Estádio Olímpico de Berlim
    Sobre a autora

    Apaixonada por futebol desde 1981.

    Entusiasta de quase todos os outros esportes.

    Turista de estádios.

    Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

     

    Procura por Tags

    © 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com