Nuremberg, "O Clube", volta à Bundesliga


Enquanto o Hamburgo ainda luta para se manter na Bundesliga, um outro tradicional time alemão celebra seu retorno à elite do futebol nacional: o 1. FC Nürnberg, mais conhecido como Nuremberg. Na Alemanha, o Nuremberg é chamado ainda de “Der Club”, ou “O Clube”, por ter sido, simplesmente, o maior campeão alemão (são nove títulos, mas apenas um após a criação da Bundesliga em 1963) até ser superado pelo Bayern em 1987 e por ter dominado o futebol do país nos anos de 1920.

Dos oito títulos do Nuremberg pré-Bundesliga, cinco foram conquistados entre 1919 e 1927, e o time chegou a ficar 104 partidas oficiais invicto entre julho de 1918 e fevereiro de 1922. Além disso, o FCN tem também quatro troféus da Copa da Alemanha em suas prateleiras. O último deles, conquistado em 2006/07, foi também a última grande glória da equipe que, no próximo domingo, pode ser campeã da Segunda Divisão alemã – enfrenta em casa o segundo colocado, Fortuna Düsseldorf, com quem está empatado no topo, com 60 pontos.

O domínio do Nuremberg nos ainda primórdios do futebol alemão se deve majoritariamente à presença inglesa. No início do século XX, os ingleses ainda eram vistos como os donos do esporte que haviam inventado, e muito cedo o Der Club procurou se fazer com os serviços de técnicos daquele país, além de jogar amistosos na Inglaterra com certa regularidade.

Além disso, após o fim da Primeira Guerra Mundial, o Nuremberg foi um dos clubes que menos sofreu as consequências do conflito. A maioria de seus jogadores voltou do front ainda em 1916, e o futebol interno da Alemanha continuou existindo mesmo nos anos de guerra – ainda que o Campeonato Nacional tenha deixado de ser disputado.

A ascensão do Nuremberg coincidiu com a da popularidade do futebol na Alemanha. Foi a partir da década de 1920 que o futebol se tornou um esporte de massa no país, e o domínio do Nuremberg criou uma aura em torno do clube, que, mesmo sem muito sucesso recente, ainda é visto como um dos maiores da Alemanha.

No fim da década de 1920, porém, o estilo lento e de passes curtos do FCN foi sendo decifrado pelos rivais. E, em 1926, a mudança da regra do impedimento fez com que apenas dois defensores marcassem a linha do “fora de jogo”, e não mais três, favorecendo um futebol mais veloz. O Nuremberg teve dificuldades de se adaptar à mudança e, com um elenco envelhecido, foi perdendo terreno no futebol nacional.

Como muitos clubes, o Nuremberg sofreu ainda com problemas financeiros e chegou a disputar o equivalente à Terceira Divisão em 1996/97, mas retorna a elite na próxima temporada após cinco anos de ausência. Se o Hamburgo conseguir o milagre de escapar do rebaixamento, pode reviver contra o FCN uma rivalidade que marcou o futebol alemão.

Os dois times protagonizaram a final mais longa do futebol nacional. Em 1922 não havia critérios de desempate, e ambos os times jogaram por mais de 180 minutos sem conseguir mudar o placar de 2 a 2. Um jogo desempate foi agendado, mas, com 105 minutos de bola rolando, e 1 a 1 no marcador, o Nuremberg se viu reduzido a apenas sete jogadores, e a partida foi suspensa, visto que tampouco havia a possibilidade de substituições. O Hamburgo foi declarado campeão, mas a federação alemã pediu que o clube renunciasse ao título, o que ele fez muito a contragosto. No ano seguinte o Hamburgo foi campeão pela primeira vez, mas perdeu o título na final contra o Nuremberg em 1923/24.

Crédito: Facebook 1.FC Nürnberg

You Might Also Like:
  • White Facebook Icon
    • White Twitter Icon
    Rio 2016
    Santiago Bernabéu
    Santiago Bernabéu
    Estádio Olímpico de Berlim
    Parken Stadium
    Estádio Olímpico de Berlim
    Estádio Olímpico
    Estádio Aquático
    Maracanã
    Grand Stade de Marrakech
    Centro Olímpico de Tênis
    Arena Olímpica do Rio
    Velódromo Olímpico
    Arena Carioca 1
    Allianz Arena
    Estádio Azteca
    Allianz Arena
    Staples Center
    Grand Stade de Marrakech
    Couto Pereira
    Mercedes Benz Arena
    Max-Schmeling-Halle
    Mercedes Benz Arena
    Ciudad Real Madrid, Valdebebas
    Estádio Olímpico de Amsterdã
    José Alvalade
    Amsterdam ArenA
    Camp Nou, orelhuda
    San Mamés
    Ramón Sánchez Pizjuan
    Caja Mágica
    Santiago Bernabéu
    José Alvalade
    Monumental de Núñez
    Estádio do Dragão
    Estádio da Luz
    Benito Villamarín
    Camp Nou
    Arena Fonte Nova
    Estádio Olímpico de Berlim
    Stadion An der Alten Försterei
    Estádio Olímpico de Berlim
    Sobre a autora

    Apaixonada por futebol desde 1981.

    Entusiasta de quase todos os outros esportes.

    Turista de estádios.

    Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

     

    Procura por Tags

    © 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com