top of page

O Golden State é o novo Barcelona


Kevin Durant e Stephen Curry em jogo pelo Golden State Warriors

Além de futebol e tênis, adoro também basquete. Principalmente NBA, principalmente playoffs, principalmente finais. Porém, esta temporada, por mais que tenhamos visto um dos melhores times de todos os tempos em quadra, e alguns dos melhores jogadores da história da NBA, vimos também os playoffs mais sem graça dos últimos anos.

O Golden State Warriors me lembra um pouco o Barcelona de Guardiola. Aquele de 2008 a 2011, que vencia todas as suas partidas por goleada, sempre com jogadas fantásticas, jogo coletivo. Futebol plástico, que agrada aos olhos. Mas que não oferece nenhuma chance ao rival. Como jogo, maravilhoso. Mas como competição, extremamente sem graça.

Assim como acontecia na Liga Espanhola naqueles anos, apenas um time faz frente ao Golden State: o Cleveland Cavaliers, muitas vezes carregado nas costas por LeBron James (alguém pensou Cristiano Ronaldo?) e Kyrie Irving (Di María?). Em qualquer outro contexto, contra qualquer outra equipe, o Cleveland é o melhor time do mundo: também vence todas as suas partidas por grande margem de pontos, faz jogadas espetaculares, bate recorde atrás de recorde. Mas, diante do Golden State, vencer um jogo apenas já é uma árdua tarefa, que demanda minuciosa preparação tática e psicológica.

Entre 2009 e 2011, o Barcelona disputou nove partidas oficiais contra o Real Madrid: ganhou sete, incluindo a histórica goleada de 6 a 2 no Santiago Bernabéu e o 5 a 0 no primeiro clássico de Mourinho; empatou uma, o jogo de volta da semifinal da Champions, após ganhar por 2 a 0 o jogo de ida na casa do adversário; e perdeu apenas uma, a final da Copa do Rei de 2011, na prorrogação, contra um Real totalmente defensivo, contrariando suas características, e que contava com Pepe como volante à frente da dupla de zaga. Além disso, a equipe blaugrana conquistou 13 dos 16 títulos disputados nessas três temporadas - e o Real Madrid ficou apenas com aquela Copa do Rei.

No que diz respeito aos outros jogos da temporada, Real e Barcelona massacram os rivais sem fazer muito esforço, assim como Cleveland e Golden State fizeram nesta última temporada regular e, principalmente nos playoffs: os Warriors não perderam uma partida sequer até o jogo 4 das finais em Cleveland, enquanto os Cavaliers tropeçaram apenas uma vez contra o Boston Celtics até a grande decisão contra o maior rival. E vencendo sempre com grande vantagem no marcador. Em 2010, Barça e Real terminaram a temporada com 99 e 96 pontos respectivamente, enquanto o terceiro colocado Valencia fez "apenas" 71 pontos.

Eu continuo ligando a televisão sempre que os rivais espanhóis estão em campo, mesmo que seja contra um time recém-chegado à Primeira Divisão e que provavelmente tomará quatro gols já no primeiro tempo. Assim como sigo acompanhando os playoffs da NBA e os massacres de Golden State e Cleveland. São partidas "de um time só", mas que dão prazer de assistir. No entanto, a NBA está ficando enfadonha como a Liga Espanhola. E um pouquinho mais de nivelamento viria a calhar.

Crédito: NBAE/Getty Images/nba.com/warriors

You Might Also Like:
bottom of page