top of page

Guarde este nome: Jordi Mboula


Monaco anuncia a contratação de Jordi Mboula

Cristiano Ronaldo triste na Espanha. Lewandowski insatisfeito no Bayern. Mbapée na mira do Real. Barcelona de olho em Philippe Coutinho, Verratti e Dembélé. Alexis Sánchez e Özil à caça de um time que dispute a Champions. Aubameyang não vai mais para o Paris Saint-Germain. No meio de tantas notícias e boatos aquecendo o mercado de transferências europeu, uma contratação passou quase despercebida - pelo menos aqui no Brasil. A de Jordi Mboula pelo Monaco.

Eu já disse aqui que para os times de menor destaque na Europa a solução em um mercado cada vez mais polarizado e inflacionado é apostar na base: na formação de jogadores e na contratação de talentos ainda jovens. E o Monaco é um dos clubes que melhor faz isso. Não à toa chegou à semifinal da Champions, jogando um futebol belíssimo, com um elenco recheado de nomes jovens, praticamente desconhecidos e com muito talento. Pois se os gigantes europeus pretendem desmontar o plantel do campeão francês, o Monaco já está se renovando. E muito bem.

Ala espanhol de 18 anos, Mboula chega ao Principado por apenas 3 milhões de euros como provável substituto de Bernardo Silva, que foi para o Manchester City por 48 milhões de euros, numa transação que pode significar ainda que a saída de Mbapée pode mesmo se concretizar, mesmo que o recém-contratado não jogue na mesma posição do francês. Mboula atua pelo lado direito, mas é polivalente e pode se encaixar bem num time onde o técnico Leonardo Jardim não tem objeções quanto a tirar os jogadores se suas posições originárias. Além disso, o ala é conhecido na Espanha pela velocidade, característica marcante também na equipe semifinalista da Champions.

O mais espantoso, porém, é que Mboula não está deixando o time B do Osasuna ou da Real Sociedad para se juntar ao Monaco, mas o segundo plantel do Barcelona, tão conhecido por aproveitar as joias de La Masía no time principal - não faz nem uma semana que eu alfinetei neste mesmo blog não só a política do Barça de compra de jogadores, como também a de manutenção do elenco blaugrana. Destaque da seleção sub-19 da Espanha, Mboula brilhou na última UEFA Youth League, espécie de Liga dos Campeões de categorias de base promovida pela confederação europeia, da qual foi vice-artilheiro, com oito gols. Mas o que chamou mesmo a atenção no ala espanhol foi o golaço marcado nas oitavas de final contra o Borussia Dortmund (vídeo abaixo).

É claro que Mboula pode não se adaptar ao Monaco, à França ou mesmo à pressão do futebol profissional, mas, pelo valor pago por ele, o risco de a contratação ser um fiasco é mínimo, enquanto que os ganhos - financeiros e futebolísticos - caso a aposta dê certo seriam enormes. O Monaco segue sendo um exemplo de gestão de elenco mesmo sem o poder aquisitivo de seus rivais europeus. E mostra que vai também continuar ameaçando os gigantes do continente mesmo que estes tentem desmantelar seu time.

Crédito: DR/asmonaco.com

You Might Also Like:
Rio 2016
Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu
Estádio Olímpico de Berlim
Parken Stadium
Estádio Olímpico de Berlim
Estádio Olímpico
Estádio Aquático
Maracanã
Grand Stade de Marrakech
Centro Olímpico de Tênis
Arena Olímpica do Rio
Velódromo Olímpico
Arena Carioca 1
Allianz Arena
Estádio Azteca
Allianz Arena
Staples Center
Grand Stade de Marrakech
Couto Pereira
Mercedes Benz Arena
Max-Schmeling-Halle
Mercedes Benz Arena
Ciudad Real Madrid, Valdebebas
Estádio Olímpico de Amsterdã
José Alvalade
Amsterdam ArenA
Camp Nou, orelhuda
San Mamés
Ramón Sánchez Pizjuan
Caja Mágica
Santiago Bernabéu
José Alvalade
Monumental de Núñez
Estádio do Dragão
Estádio da Luz
Benito Villamarín
Camp Nou
Arena Fonte Nova
Estádio Olímpico de Berlim
Stadion An der Alten Försterei
Estádio Olímpico de Berlim
Sobre a autora

Apaixonada por futebol desde 1981.

Entusiasta de quase todos os outros esportes.

Turista de estádios.

Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

 

Inscreva-se na newsletter

E saiba sobre novos posts

Procura por Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page