top of page

Mercado: o Campeonato Italiano se reforça


Bonucci é o novo reforço do Milan

Das cinco principais ligas europeias, a que eu acho menos atrativa é a italiana. Futebol tradicionalmente retranqueiro e sem graça, onde a Juventus ganha com rodadas de antecedência, vencendo a maioria de suas partidas por 1 a 0. A Roma, que costuma jogar um futebol mais ofensivo, ainda tem um pouco mais do meu apreço, assim como o Milan, que teve times excepcionais que marcaram épocas, bem diferente de suas equipes mais recentes. Atualmente, porém, dificilmente eu presto atenção ao Campeonato Italiano. Esta temporada, contudo, isso deve mudar. Os clubes italianos estão sacudindo o mercado de transferências. O Milan segue como o que mais gastou até o momento, a Roma já contratou dez reforços, e a Juve é a terceira equipe italiana no top 10 dos times que mais gastaram neste mercado até agora.

Comprado por um grupo chinês de investimentos, o Milan cansou de ser figurante e quer retomar seus tempos de protagonista no futebol italiano e europeu. Até o momento, foram 180 milhões de euros e, além dos nomes anteriormente mencionados e da renovação de Gigio Donnarumma, esta semana foram confirmadas ainda a chegada do excelente zagueiro Bonucci, ex-Juve, e do atacante Diego Costa, que volta ao Atlético de Madrid, mas antes fica em Milão por empréstimo de seis meses. Como a permanência do hispano-brasileiro é temporária, pode vir mais atacante por aí. O projeto é ambicioso, mesmo que talvez ainda demore uma ou duas temporadas para começar a dar resultados.

Vice-campeã nove vezes nas últimas 16 edições da Serie A, a Roma também está investindo alto. Foram 78,6 milhões de euros até o momento, mas em nomes menos conhecidos. Os de maior destaque são o zagueiro brasileiro Juan Jesus, ex-Inter de Milão, o volante francês Gonalons, ex-Olympique de Lyon, e o lateral-direito brasileiro Bruno Peres, que estava emprestado pelo Torino e foi comprado em definitivo. O também lateral-direito Karsdorp, ex-Feyenoord, e o meia turco Cengiz Ünder, de 22 e 20 anos, respectivamente, também são apostas da nova diretoria de futebol giallorossa. A Roma, porém, ainda não encontrou substituto para o ala egípcio Salah, que foi para o Liverpool, e para o goleiro Szczesny, que estava emprestado pelo Arsenal e foi vendido para a Juventus. Por mais que a equipe da capital esteja renovando seu elenco num projeto de médio prazo, vai ter que investir um pouco mais para brigar novamente pelo título, visto que o nível da liga promete aumentar esta temporada.

Mesmo que o mercado ainda esteja longe de fechar e seus concorrentes estejam se reforçando, a Juventus já é mais uma vez favorita ao título. O clube perdeu Daniel Alves e Bonnucci, que estavam insatisfeitos em Turim, mas se reforçou com o lateral-direito De Siglio e o ala Douglas Costa, que perdeu espaço no Bayern de Munique e chega por empréstimo. O goleiro Szczesny chega para ser o substituto de Buffon na próxima temporada, e Cuadrado e Benatia, que pode ser titular com a saída de Bonucci, foram contratados em definitivo. Os maiores reforços, porém são as permanências - até o momento - dos atacantes Higuaín e Dybala, bastante cobiçados. Apesar de (ainda) não ter feito uma grande contratação de impacto, a Velha Senhora já tem um elenco bastante forte e deve brigar pela Champions novamente este ano.

Os "coadjuvantes", porém, ainda estão pouco ativos no mercado. Se o Milan planeja voltar a ocupar o espaço de destaque que lhe pertence, a rival Internazionale parece satisfeita com o meio da tabela e por enquanto só fez três contratações, sendo o zagueiro eslovaco Skriniar, ex-Sampdoria, a de maior destaque. O Napoli também quase não se mexeu no mercado, assim como a Lazio.

Com a Juve de sempre, o Milan voltando a ser forte, a Roma renovada, o Napoli mantendo sua regularidade e uma boa surpresa, como foi a Atalanta na última temporada, o Campeonato Italiano pode voltar a chamar atenção na Europa. E quem sabe daqui a alguns anos não vemos os times italianos (além da Juventus) fazendo bonito na Champions novamente?

Crédito: acmilan.com

You Might Also Like:
bottom of page