Começa a temporada europeia!


Peter Bosz é o novo técnico do Borussia Dortmund

A bola voltou a rolar na Europa. No fim de semana passado, uma tímida Supercopa da França. Já neste fim de semana, a primeira rodada do Campeonato Francês, que começou com um espetacular Monaco 3 x 2 Toulouse, e Supercopas da Holanda (Feyenoord x Vitesse, neste sábado, às 13h), da Alemanha (Borussia Dortmund x Bayern, sábado, às 15h30) e da Inglaterra (Arsenal x Chelsea, domingo, às 10h). Mesmo que o Campeonato Francês ganhe outra dimensão com a chegada de Neymar - que ainda não estreia neste sábado -, o clássico alemão é a partida que mais chama atenção neste início de temporada. O Borussia Dortmund conseguiu - até o momento - segurar seus maiores jogadores, Dembélé e Aubameyang, e estreia novo técnico, o holandês Peter Bosz, que levou o Ajax à final da Liga Europa na temporada passada. Já o todo-poderoso Bayern começa a jogar para valer, após uma pré-temporada fatídica.

No Signal Iduna Park, o Bayern já da início à temporada desfalcado, após sofrer muito com lesões recentemente. Thiago Alcântara e James Rodríguez, com estiramentos musculares, são ausências. Já Alaba, que estava no departamento médico, voltou a treinar, mas sua presença ainda está indefinida. No gol, é provável que Neuer dê novamente lugar a Ulreich. O goleiro da seleção alemã teve uma fratura no pé no fim da temporada passada e ainda não está 100%. O campeão alemão tem um dos melhores elencos do mundo, mas há pelo menos quatro anos sofre seguidamente com desfalques na reta final da temporada. Com elenco enxuto, o Bayern foi discreto no mercado de transferências, e o alerta ligado pelas lesões já em agosto levanta sérias dúvidas sobre como será o ano bávaro.

Lesões à parte, o ano não começou bem para o Bayern também no que diz respeito ao desempenho em campo. A equipe perdeu cinco das últimas seis partidas amistosas, incluindo goleadas para Liverpool (3 a 0, na Allianz Arena) e Milan (4 a 0). O mau desempenho da fase de preparação já coloca pressão sobre o técnico Carlo Ancelotti, que decepcionou no ano passado ao conquistar "apenas" o Campeonato Alemão - o time foi eliminado na semifinal da Copa da Alemanha e nas quartas-de-final da Champions.

O Dortmund, por outro lado, começa a temporada sem pressão alguma, depois de um ano que deixou a desejar. A aposta em Bosz é no mínimo interessante. Depois de uma temporada de estreia surpreendente no jovem Ajax, o treinador holandês terá novamente vários garotos com quem trabalhar na Alemanha. A pré-temporada do Borussia também não foi espetacular, com três derrotas em seis partidas, mas a expectativa é de que o time encontre seu melhor jogo aos poucos, como fez a equipe holandesa na temporada passada. Os Aurinegros também foram discretos no mercado de transferências, mas Mario Götze voltou a treinar depois de tratar um problema hormonal e, se voltar a jogar o que se espera dele - e o que jogou em seus primeiros anos de Borussia -, será um reforço e tanto.

Além de bons jogos de início de temporada, o fim de semana oferece ainda um amplo leque de outras atrações esportivas para apreciar na TV. Ainda neste sábado, Usain Bolt disputa sua última prova individual da carreira: os 100m rasos no Mundial de Atletismo, em Londres. A prova está marcada para 17h45. No domingo, a seleção brasileira feminina de vôlei enfrenta a Itália na final do Grand Prix, às 9h, e não pode se dar ao luxo de cometer os erros bobos de partidas anteriores que quase eliminaram a equipe precocemente. Também no domingo, às 12h, Holanda e Dinamarca decidem a Euro feminina às 12h. Mas não se preocupe: a previsão é de chuva no fim de semana.

Crédito: facebook BVB

You Might Also Like: