top of page

Verratti, provável menino dos olhos do Barcelona


Verratti em sua apresentação no PSG

No verão europeu de 2012, o recém novo-rico da Europa Paris Saint-Germain mostrou a que veio o investimento catari e sacudiu o mercado de transferências. Liderado pelo então diretor de futebol Leonardo, o clube francês tirou Ibrahimovic e Thiago Silva do Milan, pagou 40 milhões de euros por Lucas Moura e ainda contratou o holandês Van der Wiel e o argentino Lavezzi. No meio desse turbilhão de contratações, a chegada de um desconhecido italiano passou quase despercebida: Marco Verratti.

Aos 19 anos, Verratti foi uma aposta bem-sucedida de Leonardo, a quem o italiano é grato até hoje. Considerado o "novo Pirlo", o volante com qualidade de passe não demorou para se tornar um dos principais jogadores do PSG, e agora a França ficou pequena para ele. Verratti foi o grande destaque do time francês na goleada por 4 a 0 sobre o Barcelona nas oitavas de final da última Champions, quando se tornou também o novo objeto de desejo do clube catalão. Além do Barcelona, Juventus, Inter de Milão, Chelsea e Bayern de Munique também têm seus nomes ligados ao pequeno volante italiano no noticiário europeu. Mas é na equipe blaugrana que Verratti se encaixaria como uma luva.

À época da goleada do PSG sobre o Barça, muito se disse sobre o fato de Iniesta ter reconhecido que Verratti seria seu sucessor. A verdade é que uma ou duas temporadas ao lado de Iniesta, antes de sucedê-lo, poderia ser o pulo do gato para que o italiano se consolide como um dos melhores centro-campistas da atualidade. Além de ter muitas das características de Iniesta em campo, como toque de bola refinado, boa capacidade de recuperação, altíssima média de acerto de passes e saber jogar em espaços curtos, Verratti tem também atributos que fizeram de Xavi o motor daquele time campeão-de-quase-tudo entre 2008 e 2011. E sempre vale a pena lembrar que o Barcelona ainda não conseguiu substituir o volante espanhol à altura.

Para um time que acaba de ter sua segunda pior temporada desde 2008 e que assiste de camarote à ascensão do maior rival, a contratação de Verratti seria não só um reforço necessário, como uma resposta inteligente ao domínio do Real Madrid: é no meio de campo, principalmente na saída de bola, com Toni Kroos e Modric, que está a chave do jogo merengue, assim como foi com os passes de Xavi e Iniesta que o Barcelona conquistou o mundo. Com 24 anos, o italiano seria ainda um excelente investimento, mesmo que seu valor de mercado esteja avaliado em 43 milhões de euros - na verdade, uma pechincha, se lembrarmos que o Manchester United pagou 104 milhões de euros por Pogba ou que o Bayern gastou 35 milhões de euros na aposta-ainda-não-concretizada em Renato Sanches.

Crédito: facebook Marco Verratti

You Might Also Like:
bottom of page