top of page

Semifinais da Euro feminina


Anfitriã Holanda encara a favorita Inglaterra

Você sabia que está acontecendo o Campeonato Europeu Feminino de Futebol? E que a competição já está nas semifinais? Pois um dos torneios mais importantes - e atrativos - de futebol feminino já está na reta final, e, ao menos aqui no Brasil, mesmo quem é fã de futebol não está inteirado. Isso porque pouco se vê ou lê na mídia especializada e até o canal que detém os direitos da competição, o SporTV, prefere exibir VTs de jogos mornos do Campeonato Brasileiro ao emocionante Alemanha x Dinamarca, por exemplo. Mas não se preocupe: nesta quinta-feira, Dinamarca x Áustria às 13h e Holanda x Inglaterra às 15h45 definem as finalistas do torneio.

Particularmente não sou muito fã de futebol feminino, mesmo sendo entusiasta do esporte e sendo mulher. O nível técnico costuma ser baixo, e muitas vezes a diferença técnica entre os dois times em campo é tão grande que as partidas não têm graça alguma, mesmo com placar elástico. Além disso, sou daquelas que acham que o jogo seria mais dinâmico e atrativo com um campo menor ou menos tempo de bola rolando, mas a logística de repintar as marcações do gramado para jogos femininos não funcionaria num esporte como o futebol. Mesmo assim, quando as partidas acontecem entre times ou seleções de ponta, costumam ser boas. É o caso da Euro feminina.

Nas quartas-de-final, por exemplo, a Dinamarca eliminou a octocampeã Alemanha ao vencer de virada por 2 a 1, com gol faltando sete minutos pro fim - das 11 edições anteriores do torneio, a seleção germânica venceu oito, é isso que eu falo da disparidade técnica. Na mesma fase, a anfitriã Holanda eliminou a favorita Suécia ao batê-la por 2 a 0. Na fase de grupos, a média de gols foi de 2,2 gols por partida, e apenas Inglaterra 6 x 0 Escócia e Islândia 0 x 3 Áustria foram vitórias por mais de dois gols de diferença, evidenciando o nivelamento da competição. Mesmo assim, o VT de Palmeiras x Avaí, programas de mesa redonda ou VTs da Copa do Brasil tiveram prioridade na grade de programação do SporTV, que, nunca é demais relembrar, tem três canais.

As semifinais, porém, serão transmitidas ao vivo - pelo SporTV 2. No primeiro confronto do dia, Dinamarca e Áustria são ambas as "azaronas" da fase. A equipe escandinava vem embalada após eliminar a favoritíssima Alemanha, enquanto a seleção austríaca é a primeira estreante a chegar à semifinal na história da competição. Já na segunda partida, as Leoas holandesas contam com o apoio da torcida para tentar derrotar a Inglaterra da artilheira Jodie Taylor, com cinco gols no torneio. A equipe inglesa é também a de melhor ataque da Euro, com 11 gols, cinco a mais que a segunda colocada Holanda. A vencedora do confronto entre as duas únicas equipes com 100% de aproveitamento na competição deve levar o favoritismo para a decisão, que acontece domingo.

Crédito: uefa.com

You Might Also Like:
bottom of page