top of page

Saíram os confrontos da Champions!

  • Foto do escritor: Joana Bueno
    Joana Bueno
  • 25 de ago. de 2017
  • 3 min de leitura

Grupos da Champions

Como era de se esperar, o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa 2017/18 pôs alguns times fortes no mesmo grupo, enfrentando-se já nessa fase inicial. Isso se deu devido ao critério da Uefa, que colocou como cabeças de chave os campeões nacionais dos oito países mais bem rankeados pela entidade. É um critério no mínimo discutível, pois faz do Shakhtar Donetsk e do Spartak Moscou cabeças de chave, enquanto Paris Saint-Germain e Barcelona estavam no pote 2, e até mesmo o Tottenham, vice-campeão inglês, ficou no pote 3. No entanto, não podemos reclamar de ver Bayern x PSG ou Real Madrid x Tottenham já na fase de grupos, não é mesmo?

Além dos confrontos já mencionados, também chamam a atenção os enfrentamentos entre Real Madrid e Borussia Dortmund e entre este e os Spurs, que, com a adição do Apoel, formam o grupo H. Nesse que provavelmente é o chaveamento mais forte, o duelo entre os atuais bicampeões e os Aurinegros alemães repete alguns dos melhores jogos recentes da Champions. Na última temporada, ainda na fase de grupos, dois empates em 2 a 2 - e os Merengues terminaram com a segunda colocação do grupo -; em 2013/14, o Real venceu por 3 a 0 em casa e quase viu a classificação à semifinal escapar ao ser derrotado por 2 a 0 no Signal Iduna Park; e na semifinal de 2012/13 o Dortmund, então dirigido por Jürgen Klopp, avançou à final alemã contra o Bayern depois de duas partidas espetaculares: derrota por 2 a 0 na volta no Bernabéu após uma espetacular vitória por 4 a 1 na ida, com quatro gols de Lewandowski. Vale a pena lembrar ainda que nesse mesmo ano ambos os times também se enfrentaram na fase de grupos, com o Borussia levando a vantagem - e a liderança da chave - após uma vitória (2-1) e um empate (2-2).

Este ano, o Real Madrid começa a temporada voando - vitória sobre o Manchester United na Supercopa da Europa e humilhação sobre o maior rival Barcelona na Supercopa da Uefa -, enquanto o Dortmund de Peter Bosz ainda é uma incógnita, mas a vocação ofensiva não deve mudar. Outro time que há algumas temporadas tem um dos melhores ataques da Europa é o Tottenham, que vai brigar com Real e Borussia por uma vaga nas oitavas de final. Mesmo que tenha sido discreto na janela de transferências, o time de Mauricio Pochettino é forte concorrente na Inglaterra e, se conseguir conciliar a Premier League com a Champions - além, é claro, da FA Cup e da Copa da Liga -, pode dar trabalho também na competição europeia. Na última temporada, os Spurs foram um dos vexames do torneio, mas vale lembrar que em 2010/11 eles protagonizaram algumas das melhores partidas da competição, incluindo uma vitória de 3 a 1 e uma derrota por 4 a 3 para a futura campeã Inter de Milão. À época, o Tottenham era comandado por Modric e um endiabrado Bale, que agora irão reencontrar a ex-equipe.

Outros grupos que chamam a atenção nessa fase são o B, com Bayern, PSG, Anderlecht e Celtic, e o D, com Juventus, Barcelona, Olympiacos e Sporting. No entanto, o equilíbrio de chaves com equipes menos estelares pode render uma briga por vaga mais atrativa, mesmo que os confrontos entre Bayern e PSG e Juve e Barça sejam alguns dos principais duelos desta fase inicial. Chamam a atenção o nivelamento dos grupos C, com Chelsea, Atlético de Madrid, Roma e Qarabag, e G, com Monaco, Porto, Besiktas e RB Leipzig. A chave C reúne três grandes equipes e um azarão do Azerbaijão, que contará com a distância e o cansaço dos adversários para tentar tirar alguns pontos dos adversários. Já o grupo G terá a reedição da final de 2003/4, uma enlouquecida torcida turca e o vice-campeão alemão.

Além de todas as grandes partidas já mencionadas, ainda teremos Liverpool x Sevilla, Manchester City x Napoli, Manchester United x Benfica e outros. Aliás, no primeiro dia de Champions, 12 de setembro, a diversão começa logo com Barcelona x Juventus, reedição da final de 2015. Chega, 12 de setembro!

Crédito: Uefa

Comments


You Might Also Like:
Rio 2016
Santiago Bernabéu
Santiago Bernabéu
Estádio Olímpico de Berlim
Parken Stadium
Estádio Olímpico de Berlim
Estádio Olímpico
Estádio Aquático
Maracanã
Grand Stade de Marrakech
Centro Olímpico de Tênis
Arena Olímpica do Rio
Velódromo Olímpico
Arena Carioca 1
Allianz Arena
Estádio Azteca
Allianz Arena
Staples Center
Grand Stade de Marrakech
Couto Pereira
Mercedes Benz Arena
Max-Schmeling-Halle
Mercedes Benz Arena
Ciudad Real Madrid, Valdebebas
Estádio Olímpico de Amsterdã
José Alvalade
Amsterdam ArenA
Camp Nou, orelhuda
San Mamés
Ramón Sánchez Pizjuan
Caja Mágica
Santiago Bernabéu
José Alvalade
Monumental de Núñez
Estádio do Dragão
Estádio da Luz
Benito Villamarín
Camp Nou
Arena Fonte Nova
Estádio Olímpico de Berlim
Stadion An der Alten Försterei
Estádio Olímpico de Berlim
Sobre a autora

Apaixonada por futebol desde 1981.

Entusiasta de quase todos os outros esportes.

Turista de estádios.

Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

 

Inscreva-se na newsletter

E saiba sobre novos posts

Procura por Tags

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

bottom of page