Saíram os confrontos da Champions!


Como era de se esperar, o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa 2017/18 pôs alguns times fortes no mesmo grupo, enfrentando-se já nessa fase inicial. Isso se deu devido ao critério da Uefa, que colocou como cabeças de chave os campeões nacionais dos oito países mais bem rankeados pela entidade. É um critério no mínimo discutível, pois faz do Shakhtar Donetsk e do Spartak Moscou cabeças de chave, enquanto Paris Saint-Germain e Barcelona estavam no pote 2, e até mesmo o Tottenham, vice-campeão inglês, ficou no pote 3. No entanto, não podemos reclamar de ver Bayern x PSG ou Real Madrid x Tottenham já na fase de grupos, não é mesmo?

Além dos confrontos já mencionados, também chamam a atenção os enfrentamentos entre Real Madrid e Borussia Dortmund e entre este e os Spurs, que, com a adição do Apoel, formam o grupo H. Nesse que provavelmente é o chaveamento mais forte, o duelo entre os atuais bicampeões e os Aurinegros alemães repete alguns dos melhores jogos recentes da Champions. Na última temporada, ainda na fase de grupos, dois empates em 2 a 2 - e os Merengues terminaram com a segunda colocação do grupo -; em 2013/14, o Real venceu por 3 a 0 em casa e quase viu a classificação à semifinal escapar ao ser derrotado por 2 a 0 no Signal Iduna Park; e na semifinal de 2012/13 o Dortmund, então dirigido por Jürgen Klopp, avançou à final alemã contra o Bayern depois de duas partidas espetaculares: derrota por 2 a 0 na volta no Bernabéu após uma espetacular vitória por 4 a 1 na ida, com quatro gols de Lewandowski. Vale a pena lembrar ainda que nesse mesmo ano ambos os times também se enfrentaram na fase de grupos, com o Borussia levando a vantagem - e a liderança da chave - após uma vitória (2-1) e um empate (2-2).

Este ano, o Real Madrid começa a temporada voando - vitória sobre o Manchester United na Supercopa da Europa e humilhação sobre o maior rival Barcelona na Supercopa da Uefa -, enquanto o Dortmund de Peter Bosz ainda é uma incógnita, mas a vocação ofensiva não deve mudar. Outro time que há algumas temporadas tem um dos melhores ataques da Europa é o Tottenham, que vai brigar com Real e Borussia por uma vaga nas oitavas de final. Mesmo que tenha sido discreto na janela de transferências, o time de Mauricio Pochettino é forte concorrente na Inglaterra e, se conseguir conciliar a Premier League com a Champions - além, é claro, da FA Cup e da Copa da Liga -, pode dar trabalho também na competição europeia. Na última temporada, os Spurs foram um dos vexames do torneio, mas vale lembrar que em 2010/11 eles protagonizaram algumas das melhores partidas da competição, incluindo uma vitória de 3 a 1 e uma derrota por 4 a 3 para a futura campeã Inter de Milão. À época, o Tottenham era comandado por Modric e um endiabrado Bale, que agora irão reencontrar a ex-equipe.

Outros grupos que chamam a atenção nessa fase são o B, com Bayern, PSG, Anderlecht e Celtic, e o D, com Juventus, Barcelona, Olympiacos e Sporting. No entanto, o equilíbrio de chaves com equipes menos estelares pode render uma briga por vaga mais atrativa, mesmo que os confrontos entre Bayern e PSG e Juve e Barça sejam alguns dos principais duelos desta fase inicial. Chamam a atenção o nivelamento dos grupos C, com Chelsea, Atlético de Madrid, Roma e Qarabag, e G, com Monaco, Porto, Besiktas e RB Leipzig. A chave C reúne três grandes equipes e um azarão do Azerbaijão, que contará com a distância e o cansaço dos adversários para tentar tirar alguns pontos dos adversários. Já o grupo G terá a reedição da final de 2003/4, uma enlouquecida torcida turca e o vice-campeão alemão.

Além de todas as grandes partidas já mencionadas, ainda teremos Liverpool x Sevilla, Manchester City x Napoli, Manchester United x Benfica e outros. Aliás, no primeiro dia de Champions, 12 de setembro, a diversão começa logo com Barcelona x Juventus, reedição da final de 2015. Chega, 12 de setembro!

Crédito: Uefa

You Might Also Like:
  • White Facebook Icon
    • White Twitter Icon
    Rio 2016
    Santiago Bernabéu
    Santiago Bernabéu
    Estádio Olímpico de Berlim
    Parken Stadium
    Estádio Olímpico de Berlim
    Estádio Olímpico
    Estádio Aquático
    Maracanã
    Grand Stade de Marrakech
    Centro Olímpico de Tênis
    Arena Olímpica do Rio
    Velódromo Olímpico
    Arena Carioca 1
    Allianz Arena
    Estádio Azteca
    Allianz Arena
    Staples Center
    Grand Stade de Marrakech
    Couto Pereira
    Mercedes Benz Arena
    Max-Schmeling-Halle
    Mercedes Benz Arena
    Ciudad Real Madrid, Valdebebas
    Estádio Olímpico de Amsterdã
    José Alvalade
    Amsterdam ArenA
    Camp Nou, orelhuda
    San Mamés
    Ramón Sánchez Pizjuan
    Caja Mágica
    Santiago Bernabéu
    José Alvalade
    Monumental de Núñez
    Estádio do Dragão
    Estádio da Luz
    Benito Villamarín
    Camp Nou
    Arena Fonte Nova
    Estádio Olímpico de Berlim
    Stadion An der Alten Försterei
    Estádio Olímpico de Berlim
    Sobre a autora

    Apaixonada por futebol desde 1981.

    Entusiasta de quase todos os outros esportes.

    Turista de estádios.

    Combinando a bola no pé e os dedos no teclado em seu próprio espaço.

     

    Procura por Tags

    © 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com